quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

PPCerrado recebe reforço de 30 milhões de dólares


Doações dos governos inglês e alemão vão impulsionar implementação do programa de ações. Cadastramento Rural, monitoramento e fiscalização serão áreas prioritárias.

O bioma Cerrado a partir de 2012 terá ações reforçadas na regularização ambiental, combate aos incêndios, fiscalização e monitoramento. O governo receberá investimentos de 16 milhões de dólares, em doação do Reino Unido. Outros 8 milhões de euros em recursos doados pelo governo alemão devem entrar. Foi o que oficializou o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha (BMU) em comunicado recente ao MMA brasileiro.

O dinheiro do governo britânico será administrado pelo Banco Mundial. E será destinado preferencialmente a dois estados do bioma, ainda não definidos. A prioridade dos investimentos é para o apoio ao Cadastramento Ambiental Rural e à implantação de estratégias locais e estaduais de prevenção e combate às queimadas e incêndios, a começar pelas áreas com maior remanescentes de bioma. Os recursos poderão também ser destinados a aprimorar as ferramentas de monitoramento das queimadas.

Já a doação do governo alemão será aplicada na prevenção e combate às queimadas nas Unidades de Conservação federais no Jalapão e no entorno. Parte do recurso também servirá para criar um sistema de alerta ao desmatamento no Cerrado, similar ao Deter que hoje existe para a Amazônia.

O desafio do Ministério do Meio Ambiente, segundo o diretor de Políticas de Combate ao Desmatamento, Mauro Pires, é integrar estados, municípios e o governo federal em ações conjuntas com o Ibama e Instituto Chico Mendes para reduzir o desmatamento e as queimadas no Cerrado . Parte do dinheiro das doações será aplicada no reforço das estruturas locais e estaduais de combate ao fogo.

O desmatamento no Cerrado está diretamente associado às queimadas e incêndios florestais. Os números apontam uma queda de 16% em 2010 em relação a 2009. Embora não tenha uma série histórica bem definida, os levantamentos a partir de 2008, comparados com dados de anos anteriores, apontam tendência de redução.

Os recursos doados pelos governos britânico e alemão vão incrementar os investimentos nacionais do Plano de Proteção e Combate às Queimadas e Desmatamento do Cerrado, o PPCerrado. No novo Plano Plurianual do Governo haverá um programa exclusivo para as ações de combate ao desmatamento e proteção das florestas.
ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário