quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Educação Superior avalia programas e ações para 2012

A Diretoria de Educação Superior da Secretaria de Estado da Educação promove, nesta quarta-feira, 07, a partir das 8h30min, no auditório, encontro com os  Supervisores de Educação Superior do Estado. Durante a reunião, que prossegue até amanhã, dia 8, serão avaliados os programas desenvolvidos pela diretoria ao longo deste ano, com o objetivo de planejar novas ações para 2012.

De acordo com a diretora, Mariléia Gastaldi, os diversos programas foram construídos dentro de uma visão de educação que vincula as atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão, com o desenvolvimento regional sustentável. “Promovem,  ainda, a inserção social dos acadêmicos em cursos de graduação, além de oferecer cursos de pós-graduação, nos níveis de especialização, mestrado e doutorado”, informa. 

O grupo formado pelos 36 Supervisores de Educação Superior que atuam nas Gerências Regionais de Educação trouxe, de cada região, as dificuldades encontradas durante a execução, as respostas positivas e as sugestões visando aperfeiçoar o processo de trabalho no próximo ano letivo.

Os programas de Bolsas de Estudo do art. 170 e o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento Superior (Fundes), do art. 171, ambos da Constituição Estadual, oferecem auxílio financeiro aos estudantes matriculados em instituições de ensino superior.

Esse último, o Fundes, com recursos que derivam de empresas privadas beneficiárias de incentivos financeiros ou fiscais, concedidos no âmbito de programas estaduais, subsidia as ações de graduação e pós-graduação dos alunos oriundos de escolas públicas, ou de escolas privadas que estudaram com bolsa integral, e que residam há dois anos em Santa Catarina.       
Dentre outras atividades da Diretoria estão o programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), as Bolsas de Estudo do FUNDOSOCIAL,  e as políticas de Gestão Educacional, articuladas pela Escola de Gestores e pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). Os Supervisores ressaltam que todas essas ações, mais os programas de formação inicial dos professores, formam o conjunto de medidas voltadas à valorização da Educação Superior catarinense.   

 Beatriz Menezes/Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário