quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tardes da Paz no Jardim de Infância da 404 Norte

Tardes da Paz é um projeto que tem por objetivo a integração da comunidade através de atividades mensais de lazer que sejam educativas e humanizadoras, com propósito de estimular a construção de uma cultura de paz, através de ações afirmativas e a reafirmação de valores como o respeito, fraternidade, solidariedade, responsabilidade social entre outros.

O evento objetiva ser alternativa ao lazer de mercado, que induz ao consumismo, ao individualismo, à homogeneização cultural e por ter características classistas e estar diretamente vinculada à disponibilidade de capital, à insatisfação e à sensação de fracasso e angústia.

Para nós, o lazer deve ser entendido como prática social de integração e humanização. Considera outros conteúdos além dos esportes e recreação. Atividades de cunho artístico, intelectual, manual e social. Compreende que as atividades de lazer devam ser inclusivas, agregadoras, humanizadoras e capazes de formar cidadãos críticos e solidários.

É urgente e necessário educar os seres humanos a uma vivência crítica do lazer, entendendo sua importância, sua função social e a necessidade de promover as mudanças necessárias no plano cultural.

Para começar a promover estas mudanças, acreditamos ser a escola o veículo principal de educação e mobilização comunitária. A mudança do modelo de lazer, do alienador para o humanizador será resultado de outra mais profunda e transformadora, a da educação.

Partindo desses pressupostos, um grupo de pais do Jardim da Infância da 404 Norte decidiu por criar a oportunidade de uma vivência de lazer integradora através da apropriação do ambiente escolar por outras formas de abordagens educativas que possam ressignificar as atividades de lazer, os vínculos entre a escola e a comunidade, a ocupação do espaço público,  e o desenvolvimento de uma cultura de paz.

Nosso próximo encontro acontecerá no dia 05/11 a partir das 15:00 hs, na área externa do Jardim de Infância da 404 Norte.

Programação:

Teatro: "Rabequinha toca Mozart", Cia Burlesca.
Oficina: Cacuriá, dança popular do Maranhão , com Lyvian Sena e Cristiano Olimpio, integrantes do Boi do Seu Teodoro.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário