sábado, 12 de novembro de 2011

Família Real do carnaval de Vitória tem look inspirado na Globeleza

No total, foram inscritos seis projetos de estilistas e figurinistas capixabas. Look vencedor também homenageia catadores de lixo de São Pedro.



A inspiração para desenvolver os looks vencedores da  Família Real do carnaval de Vitória 2012 veio da mulata Globeleza, representando a origem do carnaval de avenida. As criações trazem ainda o tema reciclagem, inspirado na reeducação ambiental do plástico reciclável e uma alusão ao movimento de catadores de lixo do bairro São Pedro.

A Secretaria Municipal de Cultura anunciou o projeto vencedor do concurso "Seleção de Projetos Looks Família Real do Carnaval de Vitória (ES) 2012", que confeccionará todas as roupas, acessórios e maquiagens a serem usados pelo Rei, Rainha e Princesas durante o período da folia.

De acordo com a comissão organizadora, foram inscritos um total de seis projetos, todos de estilistas e figurinistas capixabas. Após a reunião da Comissão de Premiação, formada pela estilista Gabriela Lima, pelo professor e estilista Josué Vasconcelos e pela estilista e produtora da Casa Aberta Espaço de Moda & Arte, Stael Magesck, ficou decidido que o projeto vencedor é o inscrito por Anderson Luppi, que alcançou 89 pontos. O 2º e 3º lugares ficaram para o candidato Edson Vander da Cruz, com 82 pontos e ocandidato de Braulio dos Santos Malheiro, com 80 pontos.

Anderson Luppi foi o responsável pela produção dos looks da Família Real em 2011 e já tem ampla experiência com o carnaval. Já foi diretor de Carnaval da Escola de Samba Novo Império, além de ter colaborado com a escola São Torquato. Também trabalhou no Rio de Janeiro, nas escolas Beija-Flor, Mangueira e Estácio de Sá.

Em seu trabalho, Anderson fará uso de diversos tipos de materiais, como lycra, paetês, pedrarias e outros tecidos e objetos, ressaltando a identidade da cultura de Vitória. O primeiro look da Família Real para a avenida é inspirado em antigos carnavais, em que pierrôs e colombinas se enamoravam nos salões, com um toque de alfaiataria das Famílias Reais que vieram de Portugal, e trazendo ainda a referência da mulata Globeleza. A Corte Momesca entrará no Sambão do Povo brilhante e reluzindo em cores.

Na segunda noite de desfiles do Grupo Especial, a Família Real representará a Educação Ambiental, a Sustentabilidade e a Logística Reversa, que fazem da reciclagem de materiais o negócio do milênio, trazendo novo uso para o que foi descartado.




Sobre o edital

O objeto do edital consiste na criação, execução, produção de beleza e supervisão de utilização de 2 (duas) fantasias principais para cada um dos integrantes da Família Real, além de looks casuais para as apresentações que antecedem o carnaval de Vitória e ornamentos principais (coroas, cetros e faixas distintivas).

É obrigação do premiado arcar com todos os custos de aquisição de materiais, confecção, produção de beleza e reparos das peças. Além disso, deverá ainda orientar e supervisionar os integrantes da Família Real na utilização das peças nas apresentações e acompanhá-los durante os dias de desfile do Carnaval de Vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário