quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Comissão debate qualidade do transporte público em Brasília

Secretário de Transportes do DF e prefeitos de cidades do entorno foram convidados para discutir o problema.


A Comissão de Direitos Humanos e Minorias debate hoje a situação do transporte público na região metropolitana e no entorno de Brasília.

A audiência foi proposta pela deputada Flávia Morais (PDT-GO). De acordo com a parlamentar, diariamente, milhares de trabalhadores se dirigem do entorno para o Distrito Federal, enfrentando diversos problemas com o transporte público, como ônibus velhos e lotados, passagens caras e monopólio das linhas, que ficam nas mãos de poucas ou mesmo de uma única empresa.

“A realidade no Distrito Federal também não é muito diferente do que acontece em todo o entorno. Com poucas exceções, os problemas enfrentados pela população brasiliense são os mesmos”, acrescenta Flávia.

A deputada lembra que moradores do entorno frequentemente realizam protestos nas rodovias de acesso ao DF, na tentativa de chamar a atenção para os problemas e sensibilizar as autoridades responsáveis. Ela enfatiza que o panorama do transporte público na região do Distrito Federal é preocupante e demanda uma ação conjunta e efetiva do Poder Público.

O prefeito de Planaltina de Goiás, José Olinto Neto, reclama do transporte da região metropolitana de Brasília. "É o mais caro do Brasil. Oito cidades que dão acesso a Brasília, que estão aí na faixa de 50 a 40 km [de distância da capital], é um monopólio de 40 anos: uma mesma empresa operando num município há 40 anos. É igual uma cidade só ter um supermercado."

Foram convidados para debater o assunto:
  • o presidente da Agência Goiana de Transportes e Obras, Jayme Eduardo Ricón;
  • o secretário de Transportes do DF, José Walter Vasquez;
  • o prefeito da cidade de Formosa (GO), Pedro Ivo;
  • o prefeito da cidade de Planaltina (GO), José Olinto Neto;
  • a superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da ANTT, Sônia Haddad; e
  • o secretário nacional de Transporte Urbano e Mobilidade do Ministério das Cidades, Luiz Carlos Bueno de Lima.
A audiência será realizada às 14 horas, no Plenário 9.

Da Redação/ND da Agência Câmara de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário