terça-feira, 5 de julho de 2011

Escritor catarinense lança dois romances de ficção científica

Luiz Paulo Pieri receberá seus convidados no Salão Nobre da Câmara dos Deputados Na quarta-feira, 06 de julho, às 18h, para autografar os livros OH, MY GOD e O MANTO DE VEGA

O Salão Nobre da Câmara dos Deputados será palco para o lançamento, dia 06 de julho, às 18 horas, de dois romances que exploram um ramo literário que não fez escola no Brasil: a ficção científica. O escritor catarinense Luiz Pieri, servidor do Congresso Nacional, faz uma viagem que vai da busca pela origem da vida em nosso planeta à existência de vida em outros pontos do universo. Nestes dois primeiros romances do gênero, agora publicados em um único volume, "OH, MY GOD! e "O MANTO DE VEGA", é fácil perceber o bom humor com que o autor pauta sua indignação com a crença de que o homem é a obra prima do criador.

As aventuras espaciais estonteantes e um universo de seres além da imaginação povoam as duas obras que nada deixam a desejar na visão catastrófica que os magos, os bruxos e os esotéricos têm do futuro da humanidade. É, nessa linha, que o autor constrói personagens ousados, decididos e heroicos que ousam enfrentar a imensidão do universo e contestar bravamente as versões simplórias que se colocam sobre ele.

O que você faria se num belo dia de agosto o mundo acabasse, e só a sua cidade fosse salva, porque foi lançada ao espaço, com toda a sua população, antes do evento apocalíptico que dizimou todos os seres humanos? Como você se sentiria fazendo uma viagem espacial de 25 bilhões de anos luz e de repente deparasse com uma criatura extraterrestre que diz ser o seu criador?

OH, MY GOD! é a história de um homem obcecado pela vida extraterrestre e desiludido com a vida terráquea. Uma fábula sobre um ser humano que de tanto buscar Deus na terra e não conseguir achá-lo,encontrou-o no espaço cósmico e mudou completamente sua vida e o destino de toda a humanidade. Nessa epopéia espacial desvenda o universo e suas criaturas fantásticas, descritas de forma extravagante e romântica.

Enfim, desde que a escrita se firmou, com ela vieram previsões de desgraças, tragédias inimagináveis e como consolo para isso tudo, o fim do mundo. Não que isso não possa acontecer, porque os dançarinos do universo podem a qualquer hora escolher a terra para dançar.

Com o livro o Manto de Vega, Luiz Pieri resolve retornar a fantasia dos contos espaciais que tanto animaram a sua infância e adolescência. Só que esta fantasia, nos tempos atuais, vem permeada de previsões possíveis de se tornarem realidade. Não está longe o dia em que o homem terá que construir espaçonaves gigantescas como a Pioneer B-3 desta história, para encontrar novo abrigo para a raça humana. Também não deve estar longe o dia em que o homem encontrará um referencial no espaço sideral ou fora dele, para calar de vez sua arrogância e prepotência. O Manto de Vega trata destes dois temas: salvar a humanidade e encontrar nossos ascendentes cósmicos. E é nesse clima de medo e incerteza que os seres humanos se preparam para a sua maior epopeia: o lançamento de uma nave espacial tripulada até Europa, uma das luas do Planeta Júpiter, na qual já se constatou a existência de oxigênio e água, sem saber que até mesmo em nosso sistema solar existem coisas que nossa vã filosofia sequer pode imaginar, coisas como as bactérias que formaram um sinistro manto sobre Europa, uma das luas de Júpiter. Seres tenebrosos, vindos do longínquo sistema Vega, horríveis de aparência, ferozes no comportamento, mas com uma missão divina: garantir a existência do universo. Nesta seqüência de “Oh, My God”, Luiz Paulo Pieri produz uma estonteante aventura espacial que começa com a necessidade do ser humano buscar na distante lua jupteriana uma arma capaz de salvar a Via Láctea e, por extensão, todo o universo conhecido.

Esta é a história de uma saga espacial, repleta de aventuras e de momentos de tensão e medo, de terror diante do desconhecido, de esperanças diante do inusitado, mas também de bravura de gente ousada que resolveu desafiar todas as previsões e buscar, na longínqua e insalubre lua Europa, uma esperança para a raça humana. É a história de intrépidos terráqueos que acreditaram na causa maior que é a harmonia dos povos da Terra, para juntos combaterem o terror que se aproxima, indo, sem saber, por espaços nunca dantes navegados, em busca da salvação de todos os seus semelhantes.

Por Fernando Isoppo

Nenhum comentário:

Postar um comentário