quarta-feira, 22 de julho de 2009

Fórum discute avanços da Política Nacional de Educação Ambiental

Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, participa, hoje (22), às 16h30, da abertura da sexta edição do Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. O evento reunirá cerca de cinco mil pessoas no campus Praia Vermelha, durante quatro dias, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para debater diversos pontos da educação ambiental no Brasil.

O evento acontece em um momento de avaliação da implementação de ações de educação em todo o Brasil. Em abril, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) completou dez anos, o que abriu o caminho para debates sobre os avanços e os pontos em que a política ainda precisa crescer. "O momento é de refletir a caminhada dos últimos dez anos e aançar porque o que importa é o futuro", ressalta Samyra Crespo. O diretor do Departamento de Educação Ambiental, Claudison Rodrigues, participará, na sexta-feira, da mesa-redonda "10 anos da PNEA".

A educação ambiental é trabalhada de maneira transversal no Brasil. No fórum, os debates envolverão especialistas de diversas áreas, discutindo a educação ambiental nos comitês de bacia, unidades de conservação e em centros como as Salas Verdes e Telecentros. O MMA trabalha para o fortalecimento da educação ambiental no órgão e em suas vinculadas.

Os participantes poderão conferir cerca de 100 minicursos e oficinas, 10 mesas-redondas, 20 jornadas temáticas, lançamentos de livros, shows musicais, festival de vídeos, apresentação de pôsteres, lançamento de livros e encontros paralelos. O MMA vai aproveitar a ocasião para lançar, na sexta-feira (24), às 17h, com a presença do ministro Carlos Minc, a terceira edição da Revista Agenda 21 e Juventude, que reúne experiências de 26 jovens que participam de implanação do Programa em sua região. Após o lançamento, Minc vai participar de mesa-redonda Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O fórum é o maior evento nacional para discutir o tema. O evento realizado pela rede Brasileira de Educação Ambiental (Rebea) com apoio dos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, órgãos gestores da Política Nacional de Educação Ambiental.
Ascom do Ministério do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário