segunda-feira, 29 de junho de 2009

Adolescer sem conflitos preocupação do CEF 08 do Guará

A época que vai dos 10 aos 20 anos, pode ser bem legal, divertida, inesquecível, mas também um bocado complicada. Nesse período, nosso filhos deixam de ser criança para transformar-se em adulto. Enormes e significativas mudanças começam a acontecer. A princípio, pode ser duro para os nosso adolescentes entenderem, adaptarem-se, e fica mais difícil se ninguém conversa com eles sobre o assunto.


Às vezes, os adultos não se lembram mais como se sentiram nessa época de suas vidas; os professores ocupados em ensinar não conseguem, por mais que desejem, responder às perguntas de tantos jovens.

Preocupados com os seus adolescentes o Serviço de Orientação Educacional do Centro de Ensino Fundamental 08 do Guará vem desenvolvendo desde maio de 2009, um projeto envolvendo a sexualidade, valores e família, que busca auxiliar os educandos das séries finais do ensino fundamental a adaptar-se e conviver melhor neste momento tão diferente de suas vidas, que é a adolescência.


O projeto surgiu a partir da necessidade dos educandos e das famílias. Seu principal objetivo é evitar a gravidez na adolescência, já que, de acordo com o congresso ocorrido semana passado com os delegados do DF, foi comprovado que os homicídios no DF vem aumentando significativamente, em sua grande maioria praticado por jovens, provenientes de famílias desestruturadas.

Durante o projeto os adolescentes relataram suas maiores angústias e os motivos pelos quais os conflitos surgem em suas famílias.


A Orientadora Educacional Rosane Araújo promoveu na última terça-feira a palestra – Analisando os conflitos familiares – que contou com a presença de mais de 100. Participaram também a psicóloga Juliana Posselt, o Policial Civil Paulo César e a Professora Neide Rafael.

Após a orientadora mostrar alguns exemplos de problemas vivenciados pelos educandos, a psicóloga demonstrou algumas dicas para auxiliar as famílias. Em seguida a professora Neide Rafael e o policial Paulo César informaram a importância do Conselho de Segurança Escolar.

Por Rosane Araújo (Orientadora Educacional do CEF 08)
Edição de textos: Henrique Machado

4 comentários:

  1. parabéns Rosane pelo maravilhoso trabalho que o SOE vem desenvolvendo junto aos alunos, professores e família do CEF 08 - Guará.
    Dayse - Supervisora Pedagógica

    ResponderExcluir
  2. Q nada eu q agradeço o apoio sempre dado.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela bela iniciativa.
    Raquel

    ResponderExcluir