sexta-feira, 1 de maio de 2009

A Cia Sotaque Teatro de Rua de Imperatriz no Maranhão


Idealizada e criada pelo produtor cultural Osório Neto, em abril de 2001, com objetivo de resgatar e evidenciar a cultura popular Maranhense em Imperatriz e região Tocantina. Composta com quarenta componentes entre dançarinos, músicos, compositores, e produtores culturais. Num calendário de janeiro a dezembro com produções da cultura popular maranhense. 

No carnaval vive a folia Maranhense através do Bloco Bicho Papão. No natal, celebra através dos ritmos e danças do nosso folclore a vida, morte e ressurreição de Jesus através das Cantilenas da Natalina. E vem ao longo desses anos representando o espaço de direito das artes comunitária no sul do Maranhão, através de suas oficinas de teatro, dança e percussão, resultado de apresentações em ruas, praças, universidades, escolas, teatro, feiras, etc. Em cidades como São Luis, Imperatriz, Montes Altos, Carolina, Sitio Novo – TO, Filadélfia – TO, Davinópolis, Gov. Edson Lobão, Porto Franco, Grajaú, João Lisboa, Buritirana, Itinga-Ma, Amarante, Ribamar Fiquene e Açailandia. A Cia Sotaque de Rua Adotou como referência dos seus espetáculos as danças e ritmos do Bumba-meu-boi Divino Espírito Santo, Cacuriá, Dança do Coco, Dança do Lelê, Dança do Caroço e a Quadrilha. 

Uma proposta de trabalho em que interliga varia expectativas e formas de expressão artística abrangendo dança, musica e teatro de rua, uma diversidade de ritmos e dança da cultura popular maranhense, um processo que já vem amadurecendo há sete anos.

A Companhia Sotaque Teatro de Rua, desenvolvem através de seu laboratório de artes, oficinas de ritmos e danças do folclore maranhense para crianças e jovens das comunidades da periferia de Imperatriz como: Vila Negrão Buraco Fundo, Santa Rita, São José, Parque Amazona, Beira Rio, Nova Imperatriz Etc. Uma inclusão sociocultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário