quarta-feira, 22 de abril de 2009

Mocidade sai na frente na briga pelo enredo sobre Brasília

Conheça detalhes da sinopse elaborada pela comissão que está alinhavando o enredo
Bruno Filippo (colunista do Dia na Folia)
Enviado especial a Brasília

O presidente da Mocidade Independente de Padre Miguel, Paulo Vianna, desembarcou na Capital Federal na manhã desta terça-feira com o objetivo de concretizar o projeto que emocionou a filha do idealizador da cidade, Juscelino Kubitschek: homenageá-lo e ao cinquentenário de Brasília no desfile de 2010, estabelecendo um paralelo entre a estrela-guia, símbolo da escola, e a vida do ex-presidente da República.


No fim da tarde, Paulo Vianna reuniu-se com a comissão encarregada dos festejos do cinqüentenário, formada pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo do Distrito Federal, Paulo Octávio; pelo secretário de Cultura, José Silvestre Gorgulho; pelo presidente da Brasiliatur, empresa estadual de turismo, Rôney Nemer; e pelo deputado federal Roberto Brant. Paulo Vianna entregou-lhes a proposta de enredo, que inclui estimativas de custos de aproximadamente 5 milhões e uma pré-sinopse. Ele mostrou-se otimista: “A reunião foi muito proveitosa. Ficaram satisfeitos com a nossa proposta”, disse.

Pelo que se comenta nos bastidores, o otimismo de Paulo Vianna justifica-se, pois a proposta da Mocidade foi considerada a mais adequada aos propósitos estipulados pela comissão de fazer a divulgação turística de Brasília. A data do anúncio da agremiação escolhida foi antecipada para daqui a quinze dias, uma vez que, no dia 21 de abril – 49º aniversário da cidade, data inicialmente prevista para o anúncio -, a escola fará um show na Capital Federal. “A melhor proposta para Brasília será a vencedora”, diz o vice-governador Paulo Octávio.

Divulgado antes do carnaval deste ano, a disposição do governo do Distrito Federal em patrocinar enredo sobre os cinquenta anos de Brasília tem atraído diversas escolas do Grupo Especial. A Beija-Flor, por intermédio do empresário e ex-secretário de Cultura do Distrito Federal, foi a primeira a se manifestar; chegou-se a divulgar que já estaria tudo acertado, e que Joãosinho Trinta, que mora em Brasília na residência de Ricardo Marques, retornaria à escola, o que provocou reação adversa de Laíla, membro da comissão de carnaval da escola de Nilópolis.

Mas a verdade é que nada há acertado, e outras escolas, incluindo Portela, Mocidade, entraram na disputa pelo enredo. No entanto, a única que, até agora, apresentou proposta detalhada foi a Mocidade. Nesta quarta, Porto da Pedra, que também manifestou interesse, tem encontro marcado com a comissão.

Por José Antônio Rodrigues Filho

Um comentário:

  1. Se pegasse essa verba todinha e disonibilizasse para as Escolas do DF, seria muito melhor. Porque dar dinheiro para forasteiros. Já não basta dar R% 500.000,oo para a Xuxa e jogar os grupos de Brasília para a Torre de Tv como prêmio de consolcação.

    ResponderExcluir